quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ebede-Meleque um gentio nas mãos de Deus








Jeremias capítulo 39 versiculo 15 ao 18.

Quando Deus tem algo a fazer em prol de seus servos.
Ele faz!
Ebede-Meleque nos trás isto em lembrança, ele era um eunuco, vivia na casa do rei Zedequias, tinha acesso ao rei, ele era um gentio.
Era perante os judeus, cidadão de segunda classe, é só dar uma observada no texto de Jeremias 38.7.
Com certeza me darão razão, mas com um porém era temente a Deus era de caráter impar, tinha bom censo, tinha ética, vivia com Jeremias, tinha experiência nas coisas de Deus, pois vivenciou o cumprimento das profecias na qual o Senhor usou o profeta Jeremias.
Jeremias no capítulo 38, estava no calabouço, eu penso, possivelmente foi terrível para o profeta pagar o preço de suas palavras que Deus havia inspirado, mas sempre em meio a momentos assim, surge algo inesperado, dentro da rapidez de Deus em agir em prol do seus pequeninos, é ai que Ebede-Meleque entra em cena, alguém tinha que fazer algo, este alguém poderia ser muito bem um judeu, mas eles estavam em meio a fogo cruzado.
 A Assíria estava a nordeste, a Babilônia a leste, o Egito ao sul, estavam em guerras entre si, a situação política de Israel na época era difícil, e Jeremias teve seus momentos turbulentos, sei que tudo isso não justificaria, mas Deus é Deus, que faz coisas maravilhosas ao seus olhos, usou um etíope para interceder perante Zedequias em prol de Jeremias para tirar seu profeta do calabouço, tenhas certeza Deus não deixaras você no calabouço, Ebede-Meleque consegue que seu pedido seja atendido, na companhia de trinta homens, eles tiram Jeremias do calabouço (Jr 38.10-11).
Deus não se esqueceu do esforço de Ebede-Meleque, e o abençoou.
No capítulo 39 do versículo 15 ao 18 vejo Deus através de Jeremias prometendo salvação a Ebede-Meleque
Que o Senhor havia usado em suas mãos para livrar um pequenino seu, Deus não se esquece daqueles que o temem e os usam para determinadas missões, pode ser judeu ou gentio, o Senhor se lembra.
 O Deus que chama é o mesmo que comissiona, se Deus entregou em suas mãos um ministério a ser exercido, não te preocupes, virão as perseguições, as calunias e possivelmente você irás ao calabouço, mas por favor faça o que o Senhor mandar, entregue o que Deus te confiou.
Pode ter certeza Deus tem vários Ebedes-Meleques para usar em seu favor, nunca menospreze ninguém, pois quem você menos espera Deus poderá usa-lo para te abençoar, te ajudar.
O etíope Ebede-Meleque, não foi o único etíope a ser usado pelo Senhor.
  Veja um outro eunuco etíope no livro de Atos dos apótolos capitulo 8 vercículo 26
Ele através de Felipe que o evangelizou leva salvação para a Etíopia, tem uma tradição que diz que este mesmo eunuco evangelizou sua rainha Candace, que acabou abraçando a fé cristã oficializando a religião do pais.
Arqueólogos acharam moedas da época de Candace com sua efígie de um lado e de outro escrito Jesus Cristo salva.
Há ainda uma outra tradição que no ano 100 D.C a Etiópia era uma nação totalmente voltada a fé cristã
E até hoje a Etiópia tem muitos cristãos
Ela esta cercada de paises predominantemente muçulmanos ao noroeste temos o Sudão, ao norte a Eritréia e Somália a leste, ao sul Quenia e Uganda, paises que tem uma porcetagem grande de Mulçumanos
Mas a Etiópia esta lá, com sua maioria cristã, mas os cristão de lá são cristãos mesmos.
Para finalizar.
Deus tem os seus, em qualquer lugar pode levantar um, para te ajudar em momentos de grande aflição.
Não importa de onde ou de que parte vira o socorro, mas ele vem (Et 4.14b)
Nem que para isso use um gentio
Deus bendiga usted.







Fonte: (Bíblia de estudo pentecostal, Todos os personagens da bíblia de A a Z Losch, Richard R. pag.227, As pedras clamaram; Price, Randal)
Arqueólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

O mundo esta cheio de sua glória

O mundo esta cheio de sua glória
A Beleza de ser do Senhor

Paz do Senhor e salvador Jesus Cristo

Que as bençãos do altíssimo, encham todos os teus celeiros

Sejam bem vindos a este Blog




Sejam bem vindos.










Pesquisar este blog

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que ama a Deus e a sua palavra,e que aguarda o arrebatar da igreja, Óptico formado, formado em Bacharelado de teologia, e Pastor na Igreja Visão Missionária atualmente, pastoreando em Cândido Mota - SP